terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Mariza: louca???

Meninas magrinhas,

Começo o post de hoje contando uma breve historinha sobre uma interna do Pinel chamada Mariza. Essa moça vive aqui pelo campus da Praia Vermelha da UFRJ, onde trabalho, e sempre para alguém para bater papo. Essa semana, eu fui a escolhida. Só não imaginava que poderia aprender alguma coisa com essa situação. Moça alta, magra e castigada pela vida: é assim que eu a defino. Dedos e dentes amarelos de tanto fumar, Mariza me diz o seguinte:

- Minha filha, você já percebeu que eu fumo, né?!
- Já sim...
- Pois é, vc acredita que daqui pra baixo eu não tenho doença alguma ( faz gestos com as mãos do pescoço para baixo)...mas daqui pra cima (gestos apontando para a cabeça)...Você não imagina...tudo começou com uma forte depressão após a morte da minha mãe, em 2002...

De repente, ela saca de sua bolsa um potinho cheio de remédios e começa a descreve-los: esse aqui é para a esquizofrenia, esse para minhas manias e esse aqui é porque eu penso muito, preciso acalmar meus pensamentos...

Saí dali meio confusa e comecei a pensar no que aquela "louca" me falou. Mariza tem um problema mental que não afeta sua saúde física. Eu, compradora e comedora compulsiva, uso a minha cabeça para fazer mal ao meu corpo. Não posso deixar que isso aconteça. Tenho uma mente quase sã e um corpo gordo... Como faço agora???

A resposta é simples: preciso focar em soluções e não me deixar levar pelos acontecimentos. Seguindo a orientação da minha irmã Carol, resolvi viver um dia de cada vez, com foco em mim. Assim, retornei à academia, tenho feito uma alimentação mais balançeada, mas sem neuras: cansei de querer um emagrecimento rápido e efêmero. Prefiro algo mais lento e duradouro.

E, assim, retorno ao início. Peso, hoje, 83 quilos. Quero perder 3 quilos no primeiro mês. Depois, um quilo por mês. O resultado irá aparecer. É matemático.

Só preciso deixar que a parte de cima (aponto para minha cabeça) me permita ser quem eu quero e vou ser. Sem medo. sem pressa.

Um dia de cada vez....

Uma semana maravilhosa para todas...


2 comentários:

Taiane Marciano disse...

Ola querida! Sabe que ontem eu estava pensando que nunca mais te vi por aqui...rsrsrs
Olha, ninguém passa na nossa vida por acaso e essa moca com certeza veio para te ensinar algo, e o melhor de tudo vc aprendeu, vc capitou a mensagem, e agora, eh assim que tem que ser, emagrecer eh um estilo de vida, e nao uma corrida com uma faixa de chegada. Alcançar a meta eh so um lucro, agora, o que se ganha nessa caminhada... nao tem preço!!!
Beijinhos!

Carol Prestes disse...

Meu avô foi diretor do Instituto Pinel por muitos anos - -os funcionários antigos vão lembrar do Dr Rawlinson - e eu cresci ali dentro. As pessoas mais fascinantes que já vi, estão dentro dos muros das clínicas psiquiátricas.

Adorei a tua reflexão e apoio totalmente a sua nova estratégia.

Estamos juntas, sempre!

Ah, me matriculei hoje na Estácio...você vem???